quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Igreja Batista Filadélfia




A Igreja
Apesar de ter sido fundada oficialmente em 9 novembro de 1985, a Igreja Batista Filadélfia começou a ser implantada no bairro Santa Helena seis anos antes. E não foi tarefa fácil. Fiéis ao exemplo da igreja primitiva, um grupo de 52 irmãos pertencentes a Igreja Batista Pastoril, no bairro São Pedro, resolveu, sob a orientação de Deus, proclamar o evangelho, desbravando essa região.

O primeiro culto no bairro aconteceu na avenida Raimundo Albergaria, em frente ao número 35. O ano era 1979, pouco depois da cheia na bacia do rio Doce. A grande enchente deixou várias cidades do Vale do Rio Doce em estado de calamidade e teve repercussão nacional.

Durante vários meses foi realizado um trabalho intenso de visitação, com panfletagem e evangelização. Os cultos eram realizados nas casas ou ao ar livre, próximo a casa de algum irmão. No final de 1979 os irmãos passaram a congregar em um imóvel alugado próximo ao local onde foi realizado o primeiro culto, na avenida Raimundo Albergaria. A congregação funcionou ainda na avenida Juiz de Fora e na rua Dores do Indaiá antes de se instalar em definitivo no atual endereço.

Na rua Januária funcionava uma igreja evangélica denominada “A Voz que Clama no Deserto” , que tinha como responsável o pastor Antônio. No imóvel havia um pequeno templo ainda sem os pavimentos superiores, sem o batistério e o altar e nos fundos uma casa pastoral. Após a aquisição, a casa passou a servir de acomodação para as divisões de classes na Escola Bíblica Dominical.

Os seis anos não foram fáceis. Muitos irmãos moravam no bairro São Pedro. Homens, mulheres, crianças e adolescentes tinham que percorrer um trajeto de aproximadamente 8 quilômetros ida e volta à noite, para desenvolver o trabalho do Senhor. A longa caminhada era feita inclusive pelo pastor Ataídes Adão.

No dia 9 de novembro de 1985 a Igreja Batista Filadélfia é oficialmente emancipada, quanto a igreja Batista Pastoril. A primeira diretoria da igreja foi formada pelo pastor presidente Benjamim Maia, vice-presidente missionário Edson da Conceição, Hilda Martins Pires, primeira secretária, Neuzimar Silva, segundo secretário, Dorvil Pires, tesoureiro, auxiliado por Antônio Roque.

A Igreja Batista Filadélfia é uma instituição cristã evangélica, formada pela união ilimitada de pessoas organizadas para fins não econômicos, não lucrativos. Sua sede fica estabelecida à rua Januária, nº. 7, no bairro Santa Helena, na cidade de Governador Valadares. A igreja é filiada a Convenção Batista Nacional (CBN). 

Nossa Missão:
I – congregar os seus membros para adoração a Deus, instruindo-os quanto às questões espirituais;
II – divulgar o Santo Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, conforme ensino da Bíblia Sagrada;
III – prestar, concomitantemente, assistência social e educacional, como implícita da própria atividade religiosa que irá procurar resolver os problemas de ordem espiritual do homem, para que, não só estabeleça a sua relação com Deus, através de Jesus Cristo; mas também seja útil à própria sociedade em que vive;
IV – realizar eventos de cunho cristão e/ou evangelístico.

Nossa Visão:
Contribuir para que todo o evangelho chegue ao mundo todo.

Nossos Valores:
Amor
Confiança
Unidade
trabalho
Ordem
“Pois não há ordem onde não há unidade, e não há unidade onde não há confiança, e não há confiança onde não há amor e só há amor onde há Deus”

Nossa meta:
“Amar a Deus acima de tudo e todos e próximo como a nós mesmo”
Pastor
Marcílio G. Marinho

Vice Moderadora
Gláucia Martins de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário